terça-feira, 9 de agosto de 2011

A pedra no sapato

Ontem, ao sair do CDD, lembrei que precisava comprar um novo sapato. Como as lojas ainda estavam abertas, entrei em uma, e falei ao vendedor que precisava de um sapato marrom escuro, de bico fino. O vendedor, prontamente, começou a me fazer algumas perguntas: "É para uma ocasião especial?" "Tem algum modelo na vitrine que o sr. gostou?" Pedi para o vendedor me trazer alguns modelos que estavam na vitrine, embora não tenha gostado muito de nenhum dos modelos que havia visto até o momento. Perguntei se não haveria mais modelos para olhar, e fui informado que sim, e fui sendo conduzido para outras partes da loja. Fui interceptado por outra pergunta: "Qual o tamanho de sapato o sr. usa?". Neste momento lembrei que em outras compras tive problema em definir o tamanho exato do sapato: alguns modelos o número 40 ficava confortado. Em outros modelos de sapatos, o tamanho 40 nem entrava. Relatei isso ao prestativo vendedor.


Enquanto o vendedor buscava os sapatos, comecei a fazer algumas reflexões:




  • Será que se houvesse apenas um ou dois modelos de sapatos, como eu (cliente chato e exigente que sou) me sentiria?


  • E se houvesse apenas um tamanho de sapato, ou melhor, se todos os sapatos produzidos no país tivessem o tamanho máximo 38? O que seria daqueles que calçam tamanho 40?


  • Agora, aquilo que mais me deixou intrigado: será que as empresas de produção de sapato produzem aquilo que o cliente quer, ou será que primeiramente os produtores pensam no que eles tem condições de produzir, e depois produzem um modelo de sapato padronizado, que o cliente terá que usar, independente das suas reais necessidades, ou melhor, devem adequar as suas necessidades ao produto oferecido?


As mudanças ocorridas no mundo tem nos levado a fazer questionamentos sobre como devemos ser. Não só como devemos parecer, mas sobretudo Ser.



PS. Todos os sapatos que o vendedor trouxe, nenhum me agradou totalmente. Deixei a loja sem comprar o sapato que queria.



Há muita coisa ainda a ser mudada. Paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário